Tratamento ortodôntico: Antes ou após a reabilitação com implantes dentários?
A perda de um dente pode ocasionar diversos problemas para a vida de uma pessoa, principalmente danos estéticos que afetam a sua autoestima e bem-estar. Para solucionar esse contratempo, o implante dentário é uma boa opção. Aliado a esse tratamento pode ser recomendado o uso de aparelho ortodôntico, o qual define o espaço adequado para a inserção dos pinos e dentes artificiais.
A perda de um dente pode ocasionar diversos problemas para a vida de uma pessoa, principalmente danos estéticos que afetam a sua autoestima e bem-estar. Para solucionar esse contratempo, o implante dentário é uma boa opção. Aliado a esse tratamento pode ser recomendado o uso de aparelho ortodôntico, o qual define o espaço adequado para a inserção dos pinos e dentes artificiais.
Como funciona um implante dentário?
Esse procedimento é realizado para substituir um ou diversos dentes que já foram perdidos ou precisam ser removidos. A técnica envolve a inserção de um parafuso de titânio, também chamado de pino, no osso mandibular ou maxilar do paciente.
Após o período de osseointegração, que é quando o material implantado se integra ao osso, o parafuso está pronto para receber uma coroa protética, a qual será rosqueada sobre essa estrutura que imita a raiz natural do dente.
O aparelho ortodôntico deve ser usado antes ou depois de fazer o implante?
Essa é certamente a principal dúvida dos pacientes que precisam passar por ambos os tratamentos. Qual a hora certa de usar o aparelho ortodôntico? Antes ou depois de colocar os pinos? Na grande maioria dos casos, o implante somente deve ser realizado após concluir o tratamento ortodôntico ou quando ele já estiver bem perto do fim.
Essa é a melhor alternativa ao considerar que somente após o uso do aparelho é que o ortodontista terá uma visão clara sobre os espaços livres na boca do paciente. Assim, durante o tratamento, pode ocorrer uma movimentação que provoca o fechamento ou abertura de espaços vazios, o que influencia diretamente no recebimento do implante.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar o implante de dentes do fundo antes de instalar o aparelho no paciente, pois eles são fundamentais para a ancoragem e servem como apoio para reposicionar os outros dentes.
É possível realizar um tratamento com aparelho ortodôntico após colocar um implante?
Apesar de o recomendado ser usar aparelho antes de implantar um dente, o tratamento ortodôntico também pode ser realizado em pessoas que já têm dentes implantados na arcada dentária. No entanto, é necessário frisar que, após a osseointegração do pino de titânio no osso do paciente, ele não se movimenta mais.
A raiz natural de um dente tem um tecido denominado ligamento periodontal, o qual é maleável e possibilita a movimentação ortodôntica. Como esse tecido não está presente nos parafusos de titânio, essa movimentação não pode ser realizada.
Isso significa que o uso do aparelho no dente artificial não produzirá resultados, pois nenhuma modificação do lugar em que ele foi instalado será realizada. Assim, o tratamento ortodôntico é comprometido e o seu planejamento ficará restrito conforme o implante já instalado.
Portanto, para conseguir o melhor resultado possível com o tratamento ortodôntico, é necessário considerar essa condição e preferir que o implante seja colocado somente após o uso do aparelho.
Como funciona o tratamento ortodôntico?
Após uma perda dentária, a região ao redor fica muito instável e os outros dentes começam a se movimentar. O que acontece mais frequentemente é a inclinação dessas estruturas em direção ao espaço vazio.
Assim, os pacientes que já perderam um dente há muitos anos, não terão um espaço livre adequado para a instalação de um implante. Por esse motivo, a realização de um tratamento ortodôntico é essencial para recuperar a arcada dentária e possibilitar a instalação do implante em um espaço ideal.
Atualmente, devido às evoluções tecnológicas na área da saúde, os tratamentos ortodônticos estão muito mais rápidos, eficazes e confortáveis. Além disso, já existem opções de aparelhos ortodônticos com uma estética muito mais sutil e delicada, como os modelos que utilizam peças menores e aparelhos transparentes.
Quais são os profissionais responsáveis por cada tratamento?
O profissional que realiza os implantes dentários é o implantodontista e o responsável por instalar o aparelho ortodôntico é o ortodontista, ambos dentistas habilitados e especializados em suas áreas. Para que o seu tratamento seja de sucesso e eficaz como um todo, é fundamental que haja a comunicação entre esses dois profissionais.
Assim, o seu implantodontista encaminhará você ao ortodontista para avaliar a necessidade de um tratamento ortodôntico. Em alguns casos, os espaços deixados pelos dentes perdidos podem ser fechados somente com o uso de aparelho, o que leva um tempo maior e pode não produzir resultados tão bons como o implante. Em outros casos, o ortodontista pode sugerir a inserção de implantes dos dentes de fundo para eles servirem como âncoras durante o uso do aparelho ortodôntico.
Caso um implante seja realizado antes do tempo e em posição inadequada, especialmente na região da frente da arcada dentária, isso pode prejudicar completamente o resultado final e produzir espaços que não são reversíveis com tratamento ortodôntico. Nessas situações, a única solução seria a remoção do implante para reverter o caso do paciente.
Por esse motivo, a atuação em conjunto desses dois profissionais é fundamental para o planejamento e definição da necessidade de iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, assim como o local ideal para inserir um implante dentário em cada paciente. Nas mãos de uma equipe multidisciplinar competente, o paciente tem tudo para voltar a ter um sorriso harmônico e recuperar sua autoestima.
Gostou do nosso post? Então siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn — e acompanhe sempre os melhores conteúdos sobre saúde bucal e tratamentos dentários!
Dr. Henrique Taniguchi | CRO 8865
O Dr. Henrique Taniguchi é um dos sócios-proprietários do Centro de Cirurgia Oral e possui 15 de anos de experiência na área da saúde.
É especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela USP, uma das mais renomados do país, além de Mestre e Especialista em Implantodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia de São Leopoldo Mandic (SLM/SP) e profissional certificado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO – GO) pelo curso de Imersão e Reconstrução Peri-Implantar.