Os dentes são estruturas muito importantes para a nossa vida. Com eles podemos mastigar e sorrir, o que é fundamental para o bem-estar, autoestima e qualidade de vida. O que acontece, no entanto, é que nem todo mundo se preocupa com a saúde bucal, até chegar no ponto em que a única solução para um dente é a extração. Mas como saber se o dente está perdido?
Neste artigo, separamos quais são os sinais de um dente estragado, os tratamentos possíveis para recuperá-lo e formas de prevenir que você chegue nessa situação. Vamos conferir?
Quais são as características de um dente perdido?
Existem alguns sinais de como saber se o dente está perdido, que são alguns problemas que impedem que ele seja recuperado por completo. Entre eles:
- grande perda óssea, na qual o dente não tem mais o suporte necessário para permanecer fixado na arcada;
- cáries avançadas, que já atingiram a raiz;
- necrose pulpar sem possibilidade de um tratamento de canal para solucionar a infecção;
- um dente que já passou por muitas restaurações e que precisa de uma nova intervenção, mas que o dentista não tem acesso a esse local;
- fraturas dentárias que atingem a raiz.
Entretanto, apenas o dentista sabe identificar quando o dente realmente está perdido. Procure um consultório odontológico para verificar as condições da sua saúde bucal e confirmar se existe ou não uma solução para o seu problema.
Quais são os tratamentos disponíveis?
Muitos pacientes têm certeza absoluta de um dente perdido e acreditam que a única alternativa é a extração. Contudo, ao chegar no consultório, o dentista constata que ainda é possível recuperar esse dente por completo.
Isso costuma acontecer com maior frequência quando um dente está cariado e bastante escurecido. Nessas condições, caso haja possibilidade de remover toda a parte estragada e ainda sobrar estrutura suficiente, é possível aplicar alguns tratamentos para recuperá-lo.
Restauração
A restauração é uma das técnicas mais simples. Nela, o dente é reconstruído com uma resina, o que recupera o seu formato original e permite que ele continue a exercer a sua função normalmente.
Restauração inlay/onlay
Esses tipos de restaurações são feitos em resina ou cerâmica e podem ou não cobrir as cúspides dos dentes, que são aquelas pontinhas agudas da estrutura.
Atualmente, o material mais utilizado para essa reconstrução dentária é o dissilicato de lítio, muito mais resistente a fraturas do que a porcelana.
Com um poder de adesão muito maior, o dissilicato de lítio consegue restaurar inclusive os dentes com muito pouca estrutura e que, há alguns anos, seriam julgados como perdidos.
Coroas
Para recuperar a parte visível do dente, aquela que aparece no seu sorriso, as coroas são as melhores opções. Nessa técnica, uma cópia natural do dente é confeccionada em cerâmica, zircônia ou dissilicato de lítio.
Como resultado, a estética do dente fica idêntica ao dos outros dentes que não precisaram passar por alguma intervenção. Assim, ninguém vai desconfiar que você tinha um dente estragado.
Caso o seu dente não tenha solução e realmente tiver de ser extraído, não se preocupe! Com um implante dentário é possível completar o espaço vazio, o que recupera tanto a função como a estética dos seus dentes.
Como prevenir a perda de um dente?
Para garantir a sua saúde bucal e evitar que dentes sejam perdidos, é preciso ter alguns cuidados, como:
- tenha bons hábitos de higiene oral — escove os seus dentes após as refeições, use fio dental todos os dias e faça bochechos com um enxaguante bucal;
- cuide da sua alimentação — evite o consumo excessivo de alimentos açucarados, pois eles favorecem o crescimento de bactérias e aumentam os riscos de cáries;
- consulte o seu dentista periodicamente — visite sempre o consultório odontológico para que medidas profiláticas sejam aplicadas.
Agora que você já aprendeu como saber se o dente está perdido, não deixe de consultar um profissional para que ele defina qual é o tratamento mais adequado para o seu caso. Assim, é possível ter uma arcada dentária saudável e um sorriso bonito de novo!
E aí, gostou do nosso post? Então compartilhe nas redes sociais para que todos os seus amigos também saibam mais sobre dentes perdidos!
RT. CRO-GO-EPAO-425 C.D. Luis Francisco Coradazzi CRO-GO-CD-7747